

A ASJOR – Associação Comunitária da Vila de São Jorge - realiza projetos em benefício da comunidade desde 1988. São 33 anos de história e lutas em prol do bem-estar deste pequeno distrito do município de Alto Paraíso de Goiás. Ao longo desses anos, a Associação desenvolveu projetos de educação ambiental em parceria com a organização WWF. Além disso, em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, realizou por diversos anos seguidos o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, valorizando a sociobiodiversidade e as comunidades tradicionais da região. Há 20 anos, desenvolve o projeto "Turma que Faz", coordenado pela arte-educadora Doroty Marques, na cabana da Turma, construída na sede da ASJOR.
Em 2004, a ASJOR participou do edital de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e se transformou num dos primeiros Pontos de Cultura do estado de Goiás, recebendo inúmeros reconhecimentos e premiações pelo trabalho cultural desenvolvido. Sua atuação em defesa dos direitos comunitários também se expressa em sua participação ativa em diversos conselhos municipais, como CONDEMA, CONPARQUE, Assistência Social, Conselho de Educação e de Trânsito. A sede da ASJOR é palco dos principais debates comunitários, criando um espaço de diálogo para o bem-estar comunitário.
PROJETOS ATUAIS
O Projeto "Turma Que Faz", em regime de parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás, atende diariamente 65 crianças e adolescentes com atividades de educação integral no contraturno escolar.
"Plantando Saúde" oferece práticas integrativas em saúde, atendendo 20 idosos da Vila de São Jorge com atividades de pilates, yoga e alongamento.
A "Rádio Comunitária São Jorge" (87.9 FM) possui conteúdo educativo e atua na formação de educomunicadores da comunidade.

ASJOR Incubadora de Projetos
A ASJOR, além de seu papel fundamental como promotora do bem-estar e desenvolvimento da comunidade da Vila de São Jorge, também se destaca como uma verdadeira incubadora de projetos sociais. Ao longo dos anos, tem demonstrado uma capacidade notável de identificar necessidades locais e criar iniciativas inovadoras para atendê-las.
A essência da ASJOR como incubadora de projetos reside em sua habilidade de catalisar ideias e transformá-las em ações concretas que beneficiam a comunidade. Com uma história de mais de três décadas de experiência, a associação acumulou um profundo conhecimento das dinâmicas locais e das necessidades específicas dos moradores.
A ASJOR proporciona um ambiente propício para o florescimento de projetos sociais, oferecendo suporte técnico, recursos e, crucialmente, um espaço para colaboração e troca de ideias.
Além disso, a ASJOR atua como uma ponte entre a comunidade local e instituições externas, facilitando o acesso a financiamento, treinamento e outras formas de apoio necessário para a implementação de projetos sociais bem-sucedidos. Sua credibilidade e histórico de realizações também atraem colaboradores e voluntários, ampliando ainda mais seu impacto e alcance.